Os participantes das Oficinas de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis ano IV estão recebendo algumas visitas especiais nesses primeiros dias de curso. Três integrantes da Comissão de Seleção do Concurso Nacional de Histórias estiveram nas Casas Casadas para conhecer pessoalmente os autores das histórias que elas ajudaram a escolher. Ana Maria Daou, Beth Sá e Rosangela Sodré parabenizaram os novos revelandos, destacando a qualidade das histórias inscritas.
Dois participantes de edições anteriores do projeto também estiveram na sede da Riofilme: Nilma Teixeira Accioli, de Iguaba Grande, no Rio de Janeiro, foi selecionada pela terceira edição e realizou o documentário “Ibiri: Tua Boca Fala Por Nós”. Eduardo Morotó, do município de Frei Miguelinho, em Pernambuco, participou do Revelando os Brasis Ano II, realizando a ficção Agreste Adentro. Os dois contaram um pouco da experiência de participar do projeto.
Nilma contou ainda como o seu curta-metragem ajudou a mudar a realidade das personagens retratadas no vídeo. “Ibiri: Tua Boca Fala Por Nós” conta a história de seis irmãs descendentes de escravos que foram expulsas de forma violenta de sua casa. Marcadas pela injustiça, elas se isolaram, saindo apenas para vender o pouco que produzem. Depois da realização e divulgação do filme, o município passou a conhecer a história das irmãs, amenizando-se, assim, o preconceito sofrido por elas.
“Ibiri: Tua Boca Fala Por Nós” ganhou o prêmio do júri popular no Festival Internacional do Filme de Pesquisa 2009: Escravidão, Memória, Descendentes e Formas Contemporâneas, na França. Nilma foi aplaudida pelos novos revelandos após sua fala.