Revelando os Brasis | QUARTA EDIÇÃO RESGATA VALORES GUARDADOS NAS PEQUENAS CIDADES

EDIÇÃO - Ano IV

QUARTA EDIÇÃO RESGATA VALORES GUARDADOS NAS PEQUENAS CIDADES

Uma pequena cidade é formada por diferentes valores históricos, sociais e culturais. Por isso, o Revelando os Brasis reservou um espaço especial no Box do projeto para valorizar a temática “Lugares”. Um dos filmes que integram o assunto é o documentário “O Tempo e a História”, com roteiro, produção e direção do produtor cultural Allan Aquino. O vídeo veio de Gilbués, no Piauí, e resgata a relação de fé e esperança do sertanejo com o garimpo, atividade que se perdeu ao longo do tempo, no extremo sul piauiense.
 
Outro documentário em torno da temática resgata um traço da história brasileira. No município de Salesópolis, no período colonial, a estrada “Rota Dória”, que ligava o Litoral Norte a São José do Parahytinga, em São Paulo, foi fechada, mas tornou-se uma importante rota clandestina de escravos. O documentário conta como os fazendeiros da época utilizaram a via para esconder suas verdadeiras atividades comerciais. Apesar de desconhecia pela maior parte dos moradores da região, a estrada existe até hoje, assim como as ruínas dos casarões e igrejas do período. A passagem dos escravos por esse caminho levou a cultura africana para a cidade, registrando como herança crenças, danças, ervas medicinais, termos do vocabulário e a resistência negra. O filme foi dirigido pela professora Gilda Brasileiro de Moraes.
 
A quarta edição também desvendou outros mistérios de natureza histórica. A cidade de São Pedro do Sul, no Rio Grande do Sul, foi cenário para escavações lideradas por paleontólogos estrangeiros em busca de fósseis em terras brasileiras. Na década de 20 do século passado, os cientistas germânicos descobriram, em Chiniquá, o fóssil do maior réptil do período Triássico, com mais de 200 milhões de anos, encontrado na América do Sul. Hoje, o fóssil retirado da pequena comunidade rural encontra-se no museu da Universidade de Tübingen, na Alemanha. A história é contada no documentário “Memória da Terra” com roteiro, produção e direção da historiadora Janete Dalla Costa.
 
Quem visita a comunidade de Mato Alto, localizada a 37 quilômetros da sede do município de Quixeré, no Ceará, se depara com um complexo arquitetônico feito com pedras, inspiração para mais uma obra do DVD “Lugares”. Esse complexo reúne uma imensa casa, uma cisterna, um curral e uma capela, construídos por José Honorato e por sua família, mesmo não tendo nenhum estudo de arquitetura ou engenharia. Premiado em vários festivais, o documentário, que integra o DVD “Lugares” do Box de vídeos, tem roteiro, produção e direção do estudante de cinema Arthur Leite.
 
A quarta edição também mostra o passado e o presente de um importante manancial do nordeste: o Rio Jequitinhonha. O documentário “Sabes Quem Sou?”, dirigido pelo agente cultural Antonio Elias, conta como era a vida do rio antes e depois da construção da BR 101 e da hidrelétrica, na região de Itabepi, na Bahia. Essa mudança no ambiente da pequena comunidade provocou mudanças econômicas e culturais nos costumes locais.
 
Para completar a lista de vídeos sobre lugares, o Box apresenta o documentário “Quatro Hinos de uma Antonina Só”, da advogada Tânia R. Silva, de Antonina, no Paraná. O município paranaense é um palco permanente de manifestações culturais e artísticas. O envolvimento dos moradores com a arte é tão expressivo que a cidade possui quatro hinos. O vídeo revela esse contexto de cultura e arte e como os moradores lidam, com alegria e irreverência, com a disputa para se escolher o hino oficial do município.
 
O Box Revelando os Brasis Ano IV contém sete DVDs. Seis deles apresentam os vídeos produzidos na quarta edição do projeto, distribuídos de acordo com a temática (Lugares, Memória, Imaginário, Personas, Ofícios e Ficções) além do making of de cada obra. O último DVD traz extras, como o making of do Circuito de Exibição nas Cidades e fotos.
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube