Revelando os Brasis | REVELANDO OS BRASIS CONTA LENDA GUARANI

EDIÇÃO - Ano IV

REVELANDO OS BRASIS CONTA LENDA GUARANI

Aos 19 anos, Carlos André Viana, morador da pequena cidade de São Miguel das Missões, no Rio Grande do Sul, vive uma experiência de cinema. Um dos mais novos diretores da quarta edição do Revelando os Brasis, o jovem cuidou do roteiro, da produção e da direção da ficção “M`Boy Guaçu”.
A ficção é baseada numa lenda indígena guarani sobre uma cobra gigante que vivia no alto da torre da igreja e badalava o sino sempre que sentia fome, obrigando a aldeia a entregar uma criança para ser devorada. As gravações aconteceram em fevereiro no Sítio Arqueológico e na Fazenda do Presente, em São Miguel das Missões, e na sede do Grupo de Teatro “A Turma do Dionísio”, em Santo Ângelo, uma cidade vizinha.
Segundo o diretor, que ouviu a lenda pela primeira vez aos quatro anos de idade, a história é contada de forma diferente por cada etnia presente na região, pois foi incorporada ao folclore local dos imigrantes portugueses, italianos e alemães.
“A lenda está enraizada na cultura oral local. Não existe em registros escritos, configurando-se como uma história mais verbalizada, passada de pai para filho”, relata Carlos André. Com a realização do vídeo, o diretor pretende divulgar a história e o lugar, valorizando a identidade cultural da região.
O antigo povo de São Miguel, localizado em São Miguel das Missões é um dos mais importantes remanescentes da civilização jesuítica guarani dos Sete Povos das Missões, localizados na Região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Gravação – As filmagens exigiram trabalho e perseverança. “Depois de muita dor de cabeça e muitos calos nas pontas dos dedos digitando as mil e uma versões do roteiro, conseguimos captar as imagens do curta-metragem. A gravação chegou a passar das 3 horas da manhã. Houve muita correria com atores que desistiram em cima da hora e uma equipe que, em princípio, contaria com 15 pessoas, e resumiu-se a 9 participantes”, conta Carlos André. A experiência, na avaliação do jovem, foi maravilhosa porque trouxe maior aprendizado sobre cinema. As etapas de edição e finalização também foram concluídas.
O diretor – Carlos André trabalhou como auxiliar administrativo no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Sua função era elaborar relatórios das sessões de cinema gratuitas realizadas nos finais de semana pelo projeto Cine Mais do Ministério da Cultura. A iniciativa voltava-se para a integração escola, patrimônio cultural e cinema nacional. Atualmente, o diretor cursa Publicidade e Propaganda na Universidade Federal de Pampa (Unipampa), em São Borja. Para Carlos André, o Revelando os Brasis é uma iniciativa de valorização das particularidades brasileiras. “No exterior só é valorizado o que é mais conhecido. O projeto ajuda a valorizar o que não é muito conhecido”, salienta.
 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube