Revelando os Brasis | TERÇA-FEIRA DE CINEMA EM CAMPO GRANDE (MS), PALMEIRAS (BA) E NAZAREZINHO (PB)

EDIÇÃO - Ano IV

TERÇA-FEIRA DE CINEMA EM CAMPO GRANDE (MS), PALMEIRAS (BA) E NAZAREZINHO (PB)

Na próxima terça-feira (12/07) três cidades recebem a Caravana Revelando os Brasis. A rota 1 se despede de Mato Grosso do Sul com uma sessão em Campo Grande, às 19h, na Praça do Rádio Clube. A rota 2 estará em Palmeiras, município baiano, para o lançamento da ficção “O Mito Nativo do Arco-Íris”, de Nívia Lacerda, na Praça do Vale do Capão. E na Paraíba, a equipe da rota 3 desembarca em Nazarezinho. Lá será lançado o documentário “Na Cabeça do Povo”, de Helena Maria Pereira, às 19h30, na rua em frente à igreja.

O final de semana foi de muitas sessões de cinema Brasil afora. No Mato Grosso do Sul, duas cidades receberam o caminhão da rota 1. No sábado (09/07), a sessão aconteceu em Terenos, dentro do assentamento Nova Querância, onde mora Hilda Maria dos Santos, direta do curta-metragem “Enterro”. Entre os convidados, uma pessoa chamou atenção. Denízia Moresqui, diretora de “A Galinha ou Eu!”, saiu de Itambé, no Paraná, para prestigiar o lançamento do filme de dona Hilda.

Mato Grosso do Sul – Dois ônibus ajudaram no transporte do público, já que o assentamento é um local de difícil acesso. Uma plateia de cerca de 350 pessoas foi convidada para um jantar após a sessão, preparado pela própria diretora.

No domingo (10/07), Ribas do Rio Pardo assistiu o lançamento de “Saga de Um Carvoeiro”, de Lucia Regina Alves Pereira. A sessão exibiu um making of da produção, muito aplaudido pelo público.

Capitais
 – Também no domingo, duas capitais receberam os caminhões do Revelando os Brasis. Em Salvador, a tela foi montada no Largo de São Francisco, no Pelourinho, e a noite de cinema contou com a apresentação do grupo Boiada Multicor. Já em João Pessoa, a chuva e o vento forte atrapalharam um pouco a sessão, que aconteceu na Praça do Rangel.

Sexta-feira – Conde, cidade do litoral paraibano, recebeu a caravana Revelando os Brasis na última sexta-feira (08/07). A tela de cinema foi montada na beira do mar, na Vila de Pescadores de Jacumã (a 13 km da sede do município). Katiane dos Anjos, diretora de “Tocando um Baixo”, nasceu na vila. O vídeo mostra uma tradição dos pescadores locais e faz uma homenagem a avó da diretora, que estava entre as cerca de 500 pessoas presentes na sessão. A noite contou ainda com a apresentação de um grupo de xaxado, dança típica da região.

Na sexta também teve exibição em Serra Preta, Bahia, onde foi lançado o documentário “O Boi Roubado”, de Ricardo Sena. O público permaneceu até o final da sessão, aplaudindo todos os vídeos exibidos. O trio de forró Pé de Serra animou ainda mais a noite com uma apresentação musical.

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube