O caminhão-cinema do Revelando os Brasis promoveu o lançamento do filme “Aboio, a Poesia do Vaqueiro” na noite de ontem (04/11), em Lajes (RN). O documentário, dirigido por Tárcio Araújo, foi gravado no município e mostra a tradição do aboio, canto dos vaqueiros da caatinga nordestina.
Confira o relato da sobre a sessão de ontem feito pelas produtoras do Revelando os Brasis, Patrícia Cortes e Gabriela Nogueira:
“Foram 140 km até chegarmos em Lajes, o nosso destino após a sessão em Natal. O palco para a sessão à noite era uma rua ao lado de uma antiga estação, hoje desativada. Fomos muito bem recebidas em Lajes pelo Leal, que faz parte da equipe da Prefeitura Municipal (Secretaria de Educação e Cultura), que nos acompanhou durante toda a nossa estadia.
A noite caía e as estrelas surgiam no céu! Cenário perfeito para uma sessão de cinema ao ar livre. Chegou a hora do show! O diretor fez um discurso falando que o filme foi um trabalho de todos os envolvidos e chamou a equipe completa para se apresentar na frente da tela. Em um dado momento, Raimundo Nonato Gurgel (vaqueiro que aparece no filme) recitou o poema “O Pico do Cabugi”, que diz assim:
“O Pico do Cabugi
É um parque da nação
Tem grande repercussão
E dizem que é um vulcão
Precisa preservar
Esse parque da nação
Lá tem muitos bichos
Que chama a atenção
Tem até bicho chamado camaleão”.
A equipe de produção foi surpreendida com uma homenagem feita por Geraldo Raposa, que presenteou o Instituto Marlin Azul com o chapéu de vaqueiro usado por ele no filme, assinado por todos os vaqueiros depoentes que prestigiaram a exibição.
“Aboio” na tela e a reação das pessoas foi muito bacana, com muitos aplausos! A mulher de Geraldo Raposa falou que gostou muito; que foi o filme mais bonito da noite. Outra espectadora agradeceu por trazermos para a cidade o cinema, porque assim as pessoas puderam sair de suas casas e se encontrarem na rua, coisa que pouco acontece. Para alguns que estavam na plateia, foi difícil segurar o choro!
Hoje cedo nos despedimos com um café da manhã preparado pelas meninas do CRAS! Obrigada Lajes pela recepção calorosa que tivemos! Seguimos agora para Fortaleza (CE), onde acontece amanhã (06/11) a próxima exibição da Rota 2.”