O Revelando os Brasis realiza hoje (27/11) uma sessão de cinema inédita. Em suas cinco edições, o projeto já realizou 268 exibições em ruas, praças, escolas, ginásios e outros espaços de pequenas cidades e capitais dos estados selecionados em cada edição. É a primeira vez, no entanto, que o caminhão-cinema do projeto desembarca em uma comunidade sem fornecimento de energia elétrica. A sessão que acontece logo mais, às 19h, no Quilombo Kalunga do Mimoso, em Tocantins, só será possível graças a um gerador de eletricidade, cedido pela Prefeitura Municipal de Arraias (TO). O momento será especial, pois o próprio quilombo – seus moradores, suas tradições, seus espaços – estarão representados na telona. Será lançado o filme “Mulher Guerreira”, de Carlúcia de Melo Soares, selecionada nesta quinta edição do Revelando os Brasis.
Descendente de escravos, integrante do quilombo, pedreira, mãe de quatro filhos. Essa é Carlúcia, de 26 anos, que viu na sua história uma oportunidade de mostrar às pessoas o quanto cada uma é capaz para mudar o rumo da própria vida. No quilombo, ela se destacou como uma das poucas mulheres que seguiu um caminho diferente, continuando os estudos no município de Arraias e aprendendo o ofício de pedreira. Assim, pôde dar uma vida com mais oportunidades para seus filhos.
O caminhão-cinema já está no Quilombo Kalunga do Mimoso, com telona, projetor, cadeiras e o gerador, que garantirá filmes na tela e emoções na plateia! Desejamos à equipe, à Carlúcia e a todos os moradores do Quilombo uma noite muito especial!