Ficha Técnica
Roteiro, produção e direção: Eliabe Crispim
Diretora de fotografia: Ana Rezende
Técnico de som: Jussimar Teixeira
Editora: Luelane Corrêa
Produtora de set: Talita Crispim
Fotógrafo still: Gustavo Louzada
Colorista: Glauco Guigon (Yellow Bunker)
Editor de áudio e mixagem: Bernardo Gebara
Arte do título: Estúdio Rogerio Costa
Documentário: Um pescador da praia da Ponta Grossa, litoral leste do Ceará, despertou o interesse por descobrir suas origens. Nas horas livres caminhava nas dunas onde começou a encontrar vestígios de ocupação humana, desenvolvendo uma paixão pela arqueologia e por sua ancestralidade.
“Josué quando jovem despertou o interesse em coletar e guardar coisas antigas encontradas nas dunas. As pessoas da comunidade não entendiam e chamavam ele de louco, porque ele guardava em sua residência muitas pedras, restos de ossos, garrafas etc. Ao longos dos anos, Josué estava com um acervo arqueológico em casa. Ao invés de pescar no mar ele foi pescar embaixo da terra, descobrindo suas origens e sua identidade”.
Conheça Icapuí: Fundação: 15 de janeiro de 1985/ Localização: região do Jaguaribe, litoral leste, distante 202 km de Fortaleza/ 18.392 habitantes / 423,448 km² / Gentílico: icapuiense
História e origem do nome: A zona litorânea a leste do rio Jaguaribe era habitada pelos Potyguara, antes da chegada dos portugueses no século XVII. A antiga aldeia, bem protegida pela vegetação litorânea, tornou-se um centro urbano a partir da segunda metade do século XX. Denominava-se Caiçara, no início da povoação, que significa cerca de galhos, que protegia as tribos dos índios. Passou a se chamar Icapuí, corruptela da palavra Igarapuí, que significa coisa ligeira. A palavra Icapuí, como é chamada hoje, tem o significado de Canoa Veloz.
Economia: A economia local é baseada na agricultura de caju, coco-da-bahia, cana-de-açúcar, mandioca, milho, feijão e aspargo. A pesca da lagosta também é importante fonte de renda da região.
Turismo: Localizado na fronteira com o Rio Grande do Norte, Icapuí é um destino cheio de belezas naturais, fazendo do turismo outra importante fonte de renda. Os destaques estão ao longo da extensa faixa litorânea, como as praias de Retiro Grande, Ponta Grossa, Redonda, Perobas, Picos, Barreira, Requenguela, Barra Grande, Quitérias, Tremembé, Melancias, Praia de Arrombado e Manibu.
Nasceu em 1981. Ensino Superior. Turismólogo.