Revelando os Brasis | Canal Futura volta a percorrer pequenas cidades de todo o país

EDIÇÃO - Ano V

Canal Futura volta a percorrer pequenas cidades de todo o país

A professora Benilda Sousa, de Aiuaba (Ceará), a professora Renata Loureiro, de Santarém Novo (Pará), a jornalista Mikaely Barbosa, de Aparecida (Paraíba), e a pedreira Carlúcia Melo, de Arraias (Tocantins), selecionadas pela quinta edição do Revelando os Brasis, acabam de se encontrar no Canal Futura, no Rio de Janeiro.

Nesta segunda-feira (20/06), as diretoras deram depoimento sobre a experiência de contar uma história e transformar em filme, marcando o primeiro dia de gravação do Programa Revelando os Brasis V. Até sexta-feira (24/06), os 20 moradores selecionados pela quinta edição vindos de vários estados participarão desta temporada de gravações. O programa será dividido em 20 episódios. Cada episódio destacará um diretor, sua cidade e, ao final, contará com a exibição do seu filme. A previsão de estreia é setembro.

Contemplando as cinco regiões brasileiras, a quinta edição selecionou moradores de pequenas cidades dos estados da Bahia (Palmeiras), Ceará (Aiuaba, Uruburetama e Meruoca), Espírito Santo (Vargem Alta e Águia Branca), Maranhão (São Domingos do Azeitão), Minas Gerais (Brazópolis), Mato Grosso do Sul (Ladário), Pará (Santarém Novo), Paraíba (Barra de Santa Rosa e Aparecida), Paraná (Douradina), Rio Grande do Norte (Lajes), Rio Grande do Sul (Arroio do Sal), Rondônia (Candeias do Jamari), Santa Catarina(Irineópolis), São Paulo (Tabapuã e Corumbataí) e Tocantins (Arraias). São 11 documentários e 09 ficções.

“É a concretização de um sonho poder mostrar para a sua cidade que, se você tem uma meta, você é capaz de realizar seus projetos. Eu passei num projeto nota 10 que me deu milhões de oportunidades, me trouxe para o Rio de Janeiro para dar uma entrevista e exibir o meu filme no Canal Futura. Não tenho nem como descrever porque é mágico”, destaca Mikaely, a paraibana de 23 anos cujo filme “Quando Batem as Seis Horas” resgata a importância do rádio tradicional em uma pequena cidade rural.

Para Benilda Sousa, moradora de Aiuaba (Ceará), a realização do sonho de falar sobre o seu filme “Amor e Renúncia” em um veículo de grande repercussão é espetacular. “É uma experiência única, tudo perfeito, saber que uma história simples do meu povo será exibida em rede nacional”, destaca a professora que a partir do Revelando os Brasis transformou em obra audiovisual uma antiga história de sua cidade, quando um padre se apaixonou por uma índia.

“Com a gravação do Programa Revelando os Brasis V, no Canal Futura, minha cidade ganhará visibilidade e meu filme será conhecido nacionalmente. Isto é muito positivo”, avalia Renata Loureiro, de Santarém Novo (Pará). Apaixonada por ficções, a professora é responsável pelo roteiro, direção e produção do filme “Os Sonâmbulos”, uma história sobre um estranho caso de sonambulismo.

O Projeto Revelando os Brasis é uma realização do Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras e o Programa Revelando os Brasis V tem a realização do IMA com parceria do Canal Futura.

Fotos: Ratão Diniz

 

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube