Os 40 autores das histórias selecionadas no Concurso Nacional de Histórias da quarta edição do projeto participarão das oficinas audiovisuais na capital carioca. Durante 15 dias, moradores vindos de 40 municípios pequenos com até 20 mil habitantes dividirão a mesma sala de aula, misturando traços culturais das diferentes regiões brasileiras.
O projeto é uma realização do Instituto Marlin Azul, com patrocínio da Petrobras e a parceria estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. O projeto conta também com a parceria do Canal Futura e os apoios da TV Brasil e da Riofilme.
As aulas intensivas serão ministradas por profissionais das áreas de cinema e comunicação reconhecidos no cenário de cinema e televisão. O conteúdo abrangerá os conhecimentos necessários à realização de um vídeo desde a construção do roteiro, o planejamento da produção até as ações de divulgação do filme, incluindo o uso das redes sociais.
O currículo do curso inclui o estudo de disciplinas como Introdução à Linguagem Audiovisual, Roteiro, Direção, Produção, Fotografia, Som, Edição, Direção de Arte, Mobilização, Direitos Autorais e Comunicação Colaborativa. A metodologia de ensino equilibra teoria e prática de modo a preparar o selecionado para transformar a sua história em obra audiovisual.
Mas a experiência proporcionada pelo projeto ultrapassa o aprendizado da linguagem e das técnicas audiovisuais, explica a coordenadora do Instituto Marlin Azul, Beatriz Lindenberg. “A partir do contato com outros selecionados, os participantes deparam-se com costumes, tradições e jeitos de viver marcantes de diferentes partes do país. Ao se encontrarem, as múltiplas faces que compõem a identidade nacional tornam a experiência do curso ainda mais rica para cada selecionado”, avalia Beatriz.