Ceará é o próximo estado a receber a Caravana Revelando os Brasis. A equipe da rota 3 está a caminho do estado e realiza a primeira sessão em terras cearenses na cidade de Quixeré. Lá será lançado o curta-metragem “Mato Alto – Pedra por Pedra”, de Artur Leite. O filme mostra como um homem, com ajuda de seus familiares, ergueu um complexo arquitetônico no alto sertão do Ceará.
“Mato Alto – Pedra por Pedra” já está fazendo sucesso no circuito de festivais audiovisuais brasileiros. O documentário foi o grande vencedor do Festival de Jericoacoara – Cinema Digital, no Ceará, levando os prêmios de melhor direção e melhor documentário. O filme venceu também o prêmio do Público no Festival Art Decó de Cinema, em São Paulo.
Plateias Animadas – Ibitiara, na Bahia, e Lastro, na Paraíba, receberam sessões do Revelando os Brasis na última quarta-feira (13/07). Na cidade baiana, cerca de 1000 pessoas assistiram ao lançamento do curta-metragem “A Mulher de Branco”, de Mirandí Oliveira. O público se divertiu com os filmes exibidos e pôde prestigiar, após a sessão, a apresentação do grupo Boi Bumbá, do povoado de Tiririca. Já na Comunidade de Boa Esperança, na cidade de Lastro, os aplausos da platéia de cerca de 700 pessoas foram para “O Homem e a Serra”, de Luiz Cacau, diretor selecionado pelo município de Vieirópolis.
Na terça-feira (12/07), a equipe da rota 2 estava na Chapada Diamantina, realizando uma sessão do Circuito Nacional de Exibição na cidade de Palmeiras, Bahia. O frio e o vento forte não desanimaram os cerca de 300 expectadores que foram conferir o lançamento do curta-metragem “O Mito Nativo do Arco-Íris”, de Nívia Lacerda. Na plateia, artesões locais, turistas e moradores dividiram espaço na praça, nas escadas e ao redor da tela, para não perder a sessão de cinema ao ar livre, que tinha como pano de fundo a Chapada.
Já a rota 1 estava na capital de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, a tela de cinema foi montada na Praça Rádio Clube e contou com a presença das diretoras Lucia Regina, de Ribas do Rio Pardo, e Hilda Maria, de Terenos. No mesmo dia, a rota 3 estava em Nazarezinho, na Paraíba. Lá, a chuva estava forte, mas isso não incomodou os moradores da cidade. Um público de cerca de 500 pessoas esteve na sessão de lançamento do documentário “Na Cabeça do Povo”, de Helena Maria Pereira. A noite em Nazarezinho terminou com um forró de pé de serra, que animou ainda mais os expectadores.