Lucia Regina Alves Pereira, diretora do vídeo “Saga de um Carvoeiro”, integrante da quarta edição do Revelando os Brasis, é uma das cem mulheres homenageadas pela Organização das Nações Unidas (ONU) pelo empenho no desenvolvimento de ações sociais em favor da mulher, visando o cumprimento das Oito Diretrizes do Milênio (ODM). O anúncio aconteceu como parte da comemoração do Dia Internacional da Mulher, no dia 8 de março.
No ano de 2009, a diretora fundou a Associação de Mulheres “Essência da Mulher”, no município de Ribas do Rio Pardo, no Mato Grosso do Sul. A entidade nasceu com a missão de apoiar as famílias de migrantes vindos de várias partes do país em busca de trabalho nas carvoarias da região. Com o fechamento destes espaços produtivos, muitos trabalhadores ficaram desempregados, formando um cinturão de favelas no município.
Segundo Regina, esta situação de desamparo motivou a criação deste local de luta, fé e esperança, voltado para valorização da autoestima e da dignidade das mulheres e de suas famílias. Para cada meta do milênio, a associação desenvolve um projeto social de modo a cobrir iniciativas nas áreas da saúde, cultura, educação, meio ambiente e geração de renda.
Metas do Milênio – No ano 2000, a ONU estabeleceu oito objetivos do milênio para serem cumpridos até 2015: acabar com a fome e a miséria (Meta 1); educação básica de qualidade para todos (Meta 2); igualdade entre sexos e valorização da mulher (Meta 3); reduzir a mortalidade infantil (Meta 4); melhorar a saúde das gestantes (Meta 5); combater a AIDS, a malária e outras doenças (Meta 6); qualidade de vida e respeito ao meio ambiente (Meta 7) e todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento (Meta 8).