Mais uma vez o Rio de Janeiro recebeu os diretores do Revelando os Brasis IV. Agora, os 40 moradores de cidades com até 20 mil habitantes selecionados na quarta edição se reuniram na capital carioca para gravar um programa de TV especial sobre a experiência de ser um realizador audiovisual. O programa é uma das etapas do projeto feita em parceria com a Fundação Roberto Marinho, através do Canal Futura.
A proposta é produzir e veicular uma série composta por 40 episódios semanais sobre cada filme, os bastidores, as intenções, as percepções e a vida real de quem esteve, muitas vezes, pela primeira vez na frente e atrás de uma câmera. A programação de gravações começou no dia 1º/06 e prosseguiu até domingo 09/06.
O Programa de TV idealizado pelo canal em parceira com o Instituto Marlin Azul tem por objetivos veicular para todo o Brasil uma produção audiovisual inteiramente produzida por moradores de pequenas cidades do país e apresentar o universo cultural pertencente a cada uma dessas comunidades, além dos seus anseios e percepções sobre suas realidades. E ainda: evidenciar o brasileiro como portador natural dos mecanismos de produção audiovisual para a disseminação de histórias que compõem a diversidade cultural do país.
Os realizadores vêm dos estados de Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. A quarta edição é composta por 22 documentários e 18 ficções. Em 2011, as obras foram apresentadas para as comunidades em um circuito de exibição pelas cidades selecionadas e as capitais dos estados participantes.
Além disso, os vídeos do projeto foram lançados em DVD com distribuição gratuita entre os selecionados, organizações sociais e culturais, bibliotecas públicas, cinematecas, pontos de cultura, secretarias municipais e estaduais de cultura, universidades e cineclubes de todo o Brasil. Outra forma de difusão das obras tem sido através da seleção em mostras e festivais nacionais e internacionais, ampliando e democratizando o acesso das pessoas aos conteúdos audiovisuais com roteiro, produção e direção de moradores de pequenas cidades. Em breve, o Instituto Marlin Azul, realizador do projeto, divulgará a data de lançamento do programa. O projeto conta com patrocínio da Petrobras.