Município conhecido por abrigar o Pico da Neblina e o Pico 31 de Março, as duas montanhas mais altas do país, Santa Isabel do Rio Negro (cidade amazonense localizada a 776 quilômetros de Manaus) é também um dos mais importantes produtores de piaçava do Brasil. E a realidade de quem tira o sustento dessa matéria prima será mostrada no documentário “A Piaçaba (Piaçava)”, de Regiandro Albuquerque Góes.
Selecionado pela quarta edição do Revelando os Brasis, Regiandro e a equipe técnica do filme viajaram de barco por cerca de 200 quilômetros até a Comunidade de Campina do Rio Preto. Durante cinco dias, eles acompanharam o cotidiano e a realidade dos moradores. “Fomos retratar como realmente é um piaçabal, mostrar a vida dos piaçaveiros, como eles acordam, o que comem, como vivem”, conta o diretor.
Regiandro diz ainda que “a comunidade foi muito receptiva e apoiou muito a equipe. Eles ficaram surpresos e felizes com o vídeo”. O documentário, que se baseia em dois personagens principais, mostra também o belíssimo artesanato que é feito pela comunidade utilizando a piaçava.
Gravações – De 5 a 11 de março, Regiandro e mais seis profissionais ficaram hospedados em Campina do Rio Preto. Para fazer imagens do piaçabal, a equipe teve que adentrar a Floresta Amazônica, fazendo trilha no meio da mata. “As pessoas conhecem a vassoura, mas não têm ideia de como é o pé da piaçava”, conta Regiandro.
De acordo com ele, as gravações foram surpreendentes. “Pra mim foi tudo uma novidade. Trabalho com audiovisual, mas essa foi a primeira experiência como diretor”. A equipe passou ainda por uma aventura. Em uma parte das gravações, no meio da floresta, foram atacados por um enxame de abelhas. Por sorte, nada de mais grave aconteceu além de algumas picadas.
Investimentos – O diretor destaca ainda a falta de investimentos na área cultural na região norte do Amazonas. Ele acredita que seu documentário vai atrair atenção das pessoas para a região, ajudando a mudar um pouco essa realidade. “Espero que o vídeo melhore essa situação, trazendo divulgação e visibilidade para o município”, diz Regiandro, que já está trabalhando na promoção do curta, dando entrevistas para diversos veículos de comunicação.
O Diretor – Repórter da TV Santa Isabel, filiada da Rede Amazônica, Regiandro descobriu desde criança sua afinidade com o audiovisual. Para ele, a seleção no Revelando os Brasis foi uma oportunidade única de estudar cinema, podendo, dessa forma, aprimorar conhecimentos que foi adquirindo na prática profissional.
Foi procurando na internet opções de oficinas de audiovisual, que Regiandro fi