Depois de contar uma história, gravar um filme e exibir a obra para toda a comunidade numa tela de cinema montada na rua, os diretores da quinta edição do Revelando os Brasis viveram mais uma emoção: gravar o Programa Revelando os Brasis no Canal Futura, no Rio de Janeiro.
No terceiro dia de gravação (23/06), o programa reuniu no estúdio da emissora os diretores do Rio Grande do Norte (Tárcio Araújo – Lajes); Maranhão (Reinaldo Guimarães – São Domingos do Azeitão), Ceará (Augusto César dos Santos – Meruoca); Espírito Santo (Luciano Guimarães – Águia Branca) e Minas Gerais (Pedro Teixeira – Brazópolis).
Assim como aconteceu nos demais dias de gravação, iniciada na segunda-feira (20/06), o reencontro do grupo foi marcado pela emoção do reencontro e pelas lembranças da experiência de participar do projeto de inclusão audiovisual de pequenas cidades com até 20 mil habitantes.
Diretor do documentário “As Benzedeiras do Azeitão”, o sociólogo Reinaldo Guimarães, resgatou a tradição de curar os males do corpo e da alma através dos benzimentos. A possibilidade de exibir o curta-metragem em rede nacional de televisão fortaleceu o sentimento de pertencimento da comunidade. “É um momento de nos enchermos de orgulho porque vai contar a nossa história, das pessoas que conhecemos, da realidade que vivenciamos”, comemora Reinaldo.
Quem também utilizou a ferramenta audiovisual para resgatar e fortalecer uma tradição foi o jornalista Tárcio Araújo. Por meio do projeto, ele escreveu o roteiro, dirigiu e produziu o documentário “Aboio, a Poesia do Vaqueiro”. Para o diretor, a experiência trouxe muitas contribuições pessoais e coletivas. “Recomendo a todos: nas próximas edições, participem, interajam, mandem suas histórias porque o Revelando os Brasis não é apenas um filme, mas uma experiência de vida. E eu recomendo. Vale a pena!”, incentiva o jornalista.
O Revelando os Brasis tem a realização do Instituto Marlin Azul e conta com o patrocínio da Petrobras. O Programa Revelando os Brasis V é uma parceria entre o Instituto Marlin Azul e o Canal Futura.
Fotos: Ratão Diniz