Revelando os Brasis | LIVRO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA TRANSFORMAÇÃO DE UMA CIDADE

EDIÇÃO -

LIVRO MOSTRA A IMPORTÂNCIA DO EMPREENDEDORISMO NA TRANSFORMAÇÃO DE UMA CIDADE

Em muitos casos, as soluções estão na simplicidade das coisas e na sensibilidade das pessoas” – Prefácio de Luiz Inácio Lula da Silva

Cariacica, cidade região metropolitana de Vitória, era uma cidade atrasada, sem sorte e sem futuro, com poucos recursos financeiros municipais, infraestrutura precária e baixa autoestima. Num determinado momento, esse destino começou a mudar. A partir de 2005, a cidade trilhou um novo caminho a partir da sua maior riqueza: a força empreendedora. Com ousadia, liderança, planejamento, organização e participação popular, o município resgatou a cidadania empresarial dos empreendedores, rompendo o processo arraigado de informalidade, falta de regularização, de qualificação e de integração de milhares de negócios.

A história de uma cidade que cresceu a partir do investimento no espírito empreendedor do seu povo é contada no livro “A Força dos Pequenos Negócios: Como o empreendedorismo muda uma cidade”, que será lançado na próxima quinta-feira (dia 12), às 19 horas, no Cerimonial Champagne, em Santa Fé, em Cariacica. Escrito pela jornalista capixaba Simony Leite Siqueira, o livro apresenta prefácio do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A obra conta com a participação das jornalistas Marialina Antolini e Elvany Lopes. As fotos são de Fábio Machado e o projeto gráfico e a editoração ficaram sob a responsabilidade do publicitário Paulo Arrivabene. A revisão é do jornalista José Irmo Gonring.

Empreendedores de diferentes portes, gestores públicos municipais, estaduais e federais, lideranças associativistas e comunitárias foram entrevistados para mostrar como o município conseguiu, com poucos recursos financeiros e materiais, investir no empreendedorismo e desburocratizar o caminho para o desenvolvimento econômico e social. As histórias mostradas revelam que a política empreendedora encontrou terreno fértil nos carrinhos de cachorro-quente, na sorveteria do bairro, na quitanda de frutas e verduras, ou seja, na economia local, criando empregos e gerando renda. “É um livro-reportagem que se ancora nos depoimentos. Os personagens reconstroem de forma emotiva e viva as principais cenas que viveram ao longo dos últimos sete anos a partir dos investimentos feitos pelo governo municipal. Os mais de 60 entrevistados contam a história, a narrativa fica em segundo plano”, descreve a autora.

O lançamento nacional da publicação aconteceu em Brasília, durante o I Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, realizado pela Frente Nacional de Prefeitos, entre os dias 27 e 29 de março. “A intenção é que a experiência de Cariacica possa orientar outras cidades na busca de um caminho para o desenvolvimento local planejado, responsável, organizado e justo para toda a população”, conta a escritora.

Histórico – Cariacica foi a primeira cidade do país a aprovar a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, apenas poucos dias após o lançamento da lei federal, sancionada em 2006 pelo então presidente Lula. A aprovação da legislação em âmbito municipal marcou um processo contínuo que Cariacica passou a viver, com a implantação de benefícios para os empreendedores locais como a desburocratização e agilização do atendimento, a inclusão digital, o incentivo ao associativismo, a qualificação, o acesso ao microcrédito e às compras governamentais, entre outros. Os resultados foram aparecendo, tanto no desenvolvimento da cidade, quanto nas premiações recebidas pela gestão. A história de como se deu esse processo é narrada em “A Força dos Pequenos Negócios”.

Marcada pela violência e pela atuação das oligarquias dominantes, Cariacica foi considerada por muito tempo uma terra devastada e sem direção, estagnada economicamente. A partir da implantação da política de incentivo ao empreendedorismo, o trabalho realizado pela gestão municipal em parceria com a sociedade e instituições públicas e privadas, mudou a cara do município e a maneira como seus habitantes enxergam a si mesmos, alavancando a capacidade criativa, produtiva e competitiva dos empreendimentos individuais e das micro e pequenas empresas.

“Se o gestor sai da mesinha, do ar condicionado, e vai até o bairro, leva mais credibilidade. Isso me fez acreditar no projeto. Só que as coisas não dependem somente dos políticos, dependem da gente, da comunidade”, conta Shirley Pereira Telles, uma das personagens do livro. Shirley é proprietária de um restaurante e presidente da Associação de Pequenas Empresas de Flexal I.

O livro mostra também as experiências em Economia Solidária de Cariacica. “A nossa consciência tem que ser transformadora. Se eu não vou mudar daqui, tenho que mudar isso aqui”, constata Maria Antonia Moura Silva, artesã, empreendedora solidária e idealizadora do Banco Sol, na região de Vista Dourada.

A Autora – Simony Leite Siqueira nasceu em Vitória, em 1972, e vive em Cariacica desde os primeiros dias de vida. Formada em Comunicação Social pela Ufes, atuou como repórter em emissoras de rádios, jornais impressos e outras publicações, e como assessora de imprensa em instituições públicas, entidades sociais e empresas privadas. Ganhou, em 2002, o prêmio de Radiojornalismo da Aberje com a reportagem Romaria dos Homens. Atuou na pesquisa para a obra São Pedro, Vitória, em Exemplo para o Mundo, de 2004, e fez as entrevistas para o livro Dom João Batista da Mota e Albuquerque, de 2005, escrito pela jornalista Sandra Daniel para a coleção Grandes Nomes do Espírito Santo. Integra a assessoria de comunicação do Instituto Marlin Azul, realizador do Revelando os Brasis, projeto de inclusão audiovisual que transforma em vídeo histórias contadas por moradores de pequenas cidades brasileiras.

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube