As pequenas cidades estão repletas de histórias. Muitas delas guardam experiências de vida que marcam as pessoas e o lugar onde vivem. A quarta edição reuniu diferentes relatos sobre personagens cujas atividades profissionais, jeito de viver ou exemplo de vida os tornam singulares para a comunidade. O DVD Personas, que integra o BOX com os 40 documentários e ficções, destaca sete obras a partir dessa temática.
Uma das histórias foi produzida em Guaramiranga, no Ceará. “O Porquê das Coisas”, de Carmen Silvia Ferreira, artesã e arte-educadora. O documentário revela a vida de um criador de abelhas que encontra soluções simples, criativas e ecológicas para as situações cotidianas em sua propriedade rural.
De Nazarezinho, na Paraíba, veio o documentário “Na Cabeça do Povo”. O filme resgata uma história de morte e vingança ocorrida no município, em meados da década de 20. A diretora da obra, a produtora cultural Helena Maria Pereira, registra a vida de Chico Pereira, um homem em busca de vingança pelo assassinato do pai.
“O Homem e a Serra” também foi produzido na Paraíba. A obra apresenta um misterioso e desconhecido homem que durante um tempo intrigou a comunidade por viver isolado no meio do mato, na Serra Negra da Boa Esperança, no município de Lastro. O filme, dirigido pelo funcionário público, ator teatral e arte-educador Luiz Cacau, de Vieirópolis, conta a surpresa vivida pelos moradores ao descobrirem no forasteiro alguém com poder de cura que irá ajudar a comunidade.
Outro personagem desta quarta edição é Antônio Petreck, um dos mais conhecidos artistas plásticos da região centro-sul do Paraná. Baseado em fato real, a ficção revela as conquistas e desilusões do pintor, cujo talento para a pintura se misturava à personalidade solitária e introspectiva. A obra tem roteiro, produção e direção da empresária Regina Pegoraro, de Rio Azul, no Paraná, município onde o artista viveu até morrer, aos 81 anos.
O DVD Personas também no apresenta a história de Lindolfo Raasch. O morador da pequena cidade de Vila Valério, no norte do Espírito Santo, tornou-se conhecido pela arte de consertar e afinar a concertina, instrumento musical tradicional da cultura pomerana. A obra “Consertando Concertinas”, da assistente social e consultora rural Tânia Regina Ohnesorge Dumer, representa uma homenagem ao homem que ajudou a preservar os traços musicais da identidade pomerana e italiana no estado capixaba. Raasch morreu em 2011, meses antes do lançamento do curta no Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis.
O desejo de um boiadeiro de tornar-se um cantor de toadas de grandes rodeios marca o enredo do documentário vindo de Colônia do Gurguéia, no Piauí. “O Sonho de Manoel Messias” foi escrito e dirigido pelo funcionário público Rafael Pereira da Rocha.
Para completar o DVD Personas, a quarta edição apresenta “As Ilhas da Minha Vida”. A ficção conta um pouco da história de Maria José, a Zezinha Dias, responsável pelo roteiro, produção e direção da obra. Vinda de Piaçabuçu, em Alagoas, a ficção resgata as lembranças cheias de imaginação do tempo de criança da pescadora, bonequeira e aprendiz de Griô.