O Circuito Nacional de Exibição do Revelando os Brasis – Ano V chega à cidade de Vitória (ES) para apresentação dos filmes “Vinillis Frutiferis”, de Victorhugo Passabom (Vargem Alta), e “Vida, Saudosas Lembranças…”, de Luciano Guimarães (Águia Branca) , capixabas selecionados pela quinta edição do projeto. A exibição acontecerá nesta sexta-feira (23/10) no Cine Metrópolis da Ufes, às 18 horas. O projeto é realizado pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.
Lançado em 22 de outubro, o Circuito Revelando os Brasis percorrerá o país até 27 de novembro. Divididos em duas rotas, dois caminhões adaptados para se transformar em cabine de projeção vão percorrer cerca de 25 mil quilômetros, realizando 35 sessões de cinema ao ar livre nos 20 pequenos municípios com até 20 mil habitantes onde as histórias foram gravadas e nas 15 capitais dos estados participantes. Os veículos levam tela de cinema, projetores e cadeiras.
Contemplando as cinco regiões brasileiras, o Circuito percorrerá em 35 dias localidades dos estados de Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
A nova edição é composta por 11 documentários e 09 ficções. Com roteiro, produção e direção dos autores selecionados, a mostra traz um conjunto de histórias sobre lendas, causos, crendices, personagens populares, tradições, destacando temas que registram a memória e a diversidade cultural brasileira e valorizam novos olhares sobre o Brasil.
O Revelando os Brasis promove a democratização do acesso aos meios de produção audiovisual, oferecendo aos moradores das pequenas cidades com até 20 mil habitantes a possibilidade de contar suas próprias histórias através do cinema.
Vá lá!
Sessão Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis Ano V
Cine Metrópolis, UFES (Vitória, ES)
Às 18h
Programação:
Vinillis Frutiferis, de Victorhugo Passabom Amorim (Vargem Alta, ES)
Vida, Saudosas Lembranças…, de Luciano Guimarães (Águia Branca, ES)
A Mãe dos Vaga-Lumes, de Alcineia Marcucci (Corumbataí, SP)
O Trem Fantasma e a Viola de Cocho, de Sebastião de Souza Brandão (Ladário, MS)
Foto: Gustavo Louzada