A capital paraense recebeu ontem (20/11) o Circuito Nacional de Exibição Revelando os Brasis. Foi a vez da capital assistir ao curta-metragem produzido em Santarém Novo (PA). “Os Sonâmbulos”, dirigido por Renata Loureiro, é o único representante do Pará nesta quinta edição do Revelando os Brasis. O projeto é produzido pelo Instituto Marlin Azul com patrocínio da Petrobras.
Antes da sessão, Renata participou ao vivo do Programa Sem Censura, da TV Cultura do Pará. Confira abaixo o relato da sessão de ontem feito por Patrícia Cortes, uma das produtoras da rota:
“Nosso espaço da noite era a Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará, no Bairro Nazaré. Tivemos um público de 75 pessoas, algumas delas vindas de Santarém Novo, que queriam ver novamente o filme ‘Os Sonâmbulos’. Nossa coordenadora, Beatriz Lindenberg, abriu a noite de cinema contando um pouquinho sobre a emoção que foi a sessão realizada em Santarém Novo, na noite anterior (19/11).
A diretora do curta, Renata Loureiro, recebeu o público com muito carinho e gratidão! Relembrou da sessão da noite anterior, falando que “tinha sido um sucesso, que o filme foi bem aceito pela comunidade; que Santarém Novo é cultura, e que o filme está levando esta cultura para o Brasil todo!” Ela agradeceu a todos os envolvidos na produção da obra, desde a etapa das gravações até a exibição. Ao final de sua fala, afirmou que participar do Revelando os Brasis foi uma experiência que ela nunca mais esquecerá e que espera “que o filme sirva de inspiração para que outras histórias de Santarém Novo possam ser escritas e selecionadas pelo projeto”.
O projeto Revelando os Brasis agradece a equipe da Casa das Artes, da Fundação Cultural do Pará, em especial a Sâmia, Salatiel e Daniel, por terem nos acolhido tão bem!
Nos despedimos aqui em Belém da Gabriela Nogueira, uma das produtoras desta rota, que retorna para Vitória, e do fotógrafo Ratão Diniz, que fica em Belém para difundir sua grande experiência a outro grupo! Seguimos agora para o Tocantins, para duas sessões: no dia 25, em Arraias; e no dia 27, no Quilombo Mimoso. Até lá!”