Pernambuco já tem seu primeiro vídeo gravado nesta quarta edição do Revelando os Brasis. “A Arte do Barro”, de Roberto Belo, foi gravado no final de novembro em Tracunhaém. A ficção mostra a vida de João, que além de boia fria, é oleiro, ou seja, cria esculturas de barro. Em Tracunhaém, cidade com pouco mais de 12 mil habitantes, mais da metade da população utiliza o barro como meio de sobrevivência. O vídeo mostra a transformação de vida de trabalhadores rurais em artesãos.
“Foi interessante envolver a cidade inteira, inclusive alguns desconhecidos da zona rural. Todos queriam participar do elenco de alguma forma”, conta Roberto sobre as gravações, que duraram quatro dias.
A parte difícil do trabalho veio na fase de edição do material. Mas, de acordo com Roberto, o triste processo de ter que tirar algumas cenas foi recompensado. “As imagens ficaram belíssimas. A dor de cortar algumas imagens era compensada pelo resultado final: um curta enxuto, vibrante e, visualmente, bem consigo mesmo.”
O Diretor – Com experiência na literatura, Roberto Belo é autor de “A arca da desigualdade, dos sentimentos e da luxúria”. O Revelando os Brasis é o primeiro contato do diretor com a produção de audiovisual. Ficou sabendo do projeto através de uma rádio universitária. Já tinha na cabeça a ideia do filme, mas só decidiu colocá-la no papel para se inscrever no Revelando. Roberto conta que chegou a pensar em fazer um documentário, mas concluiu que sua área mesmo é a ficção.