Revelando os Brasis | Vargem Alta vive dias de cinema

EDIÇÃO - Ano VI

Vargem Alta vive dias de cinema

A 12 quilômetros do centro de Vargem Alta, cidade localizada no sul do Espírito Santo, está a comunidade de Pedra Branca. Povoada principalmente por remanescentes quilombolas, o distrito vai viver a partir de amanhã dias de luzes, câmeras e muita ação! O Revelando os Brasis Ano VI entra em sua etapa de gravação dos filmes, e a primeira parada é em Vargem Alta. O filme “A viagem do seu Arlindo” será dirigido por Sheila Altoé, professora da rede municipal, selecionada pela sexta edição do projeto. As gravações começam amanhã (dia 07) e seguem até sexta-feira (10/11).

O filme vai mostrar o dia em que seu Arlindo, antigo morador da comunidade, acordou se preparando para uma viagem misteriosa. A equipe de produção e os atores são moradores da comunidade, que estão organizando figurinos, locações etc. Sheila relata que a preparação para as gravações foram momentos de resgate dentro do próprio distrito: “As pessoas que serão os atores, que estão trabalhando comigo na produção, conheceram de fato seu Arlindo. Então, a cada ensaio, cada momento de reconstrução da história, surgia um detalhe, uma nova lembrança. Fomos construindo juntos as cenas, os cenários”. Sheila Altoé destaca ainda que o filme está ajudando a trazer de volta para a comunidade, antigos costumes, como o caxumbu e a capoeira, tradições que estavam esquecidas e que farão parte desse momento da gravação.

“A expectativa é fazer um filme que mostre essa comunidade, que possibilite a ela ser vista e valorizada, assim como o município como um todo. Este filme também será importante para valorizar um tipo de cultura diferente da cultura de massa, mostrando o que é local”, conta a diretora. Sheila Altoé é uma das 15 selecionadas na sexta edição do Revelando os Brasis. Do Espírito Santo, também vem a história “Franz Siebel: o surgimento da fotografia pomerana”, de Rafael Wolfgramm, de Laranja da Terra.

Entre 14 e 27 de agosto, os moradores de cidades brasileiras com até 20 mil habitantes selecionados pelo projeto participaram da Oficina de Formação Audiovisual do Revelando os Brasis, no Rio de Janeiro. Com aulas de roteiro, direção, fotografia, som, produção, entre outras, os participantes voltaram para suas cidades com os roteiros prontos e a tarefa de mobilizar a comunidade local para participar das gravações. Os filmes desta sexta edição serão gravados até dezembro.

Veja fotos de Sheila Altoé durante a Oficina de Realização Audiovisual no Rio de Janeiro

 
  1. facebook
  2. instagram
  3. youtube