Ficha Técnica
Roteiro, direção e produção: Jurandir Amaral
Direção de fotografia: Rafael Mazza
Técnico de som: Greco Nogueira
Consultoria de roteiro e direção: André da Costa Pinto
Produção de set: Patricia Cortes
Fotografia still: Gustavo Louzada
Edição: Fernanda Rondon
Finalização: Central da Cor
Finalização de som: Bernardo Gebara
Documentário: No Quilombo Mata Cavalo, quilombolas distribuídos em seis comunidades resistem para preservar seus traços culturais, manter a integração comunitária e conquistar a regularização das terras herdadas de seus ancestrais.
“A Sra. Ana da Silva Tavares e seu esposo, Ricardo José Alves Bastos, tudo que constituíram ao longo do tempo foi através de mão de obra e trabalho escravo e os mesmo não tiveram herdeiros. Assim, como reconhecimento, deixaram para os 33 escravos que residiam na sede do engenho”
Conheça Nossa Senhora do Livramento: Fundação: 19 de maio de 1883 / Localização: Região de Metropolitana de Cuiabá, a 32 km de Cuiabá / 11.609 habitantes / 4.934 km² / Gentílico: livramentense
História: Em 1730, paulistas descobriram ouro no Ribeirão Cocais, a seis léguas de Cuiabá e a três quilômetros do local onde mais tarde se formou a primeira povoação, berço da futura cidade. As origens do município são garimpeiras.
Origem do nome: O primeiro nome popular foi Cocais, depois São José dos Cocais, em referência ao rio e ao santo protetor. A lei nº 11, de 26 de agosto de 1835, criou a Paróquia de Nossa Senhora do Livramento, alterando, assim, o nome original de São José dos Cocais. A crendice popular livramentense conta que, durante uma viagem, ainda no começo do século XIX, a imagem de Nossa Senhora do Livramento passava pelo povoado de São José dos Cocais, vinda de Portugal, carregada em cima do lombo de um burro. A comitiva parou para descansar e, na saída, o animal, que carregava a imagem da santa, empacou. Não queria mais sair do lugar. Ao ser tirada a imagem de cima do lombo do animal, este se punha a andar. A cada tentativa de colocá-la no lombo do burro observava-se nova empacada. Com isso, os chefes da comitiva decidiram desistir de ir adiante e construíram um pequeno rancho, no qual fixaram a imagem de Nossa Senhora do Livramento.
Economia: Destaque para a pecuária e a piscicultura (produção de peixes em cativeiro). A agricultura é de subsistência, com destaque para a produção de bananas. O extrativismo mineral é largamente praticado no município, que possui jazidas de ouro.
Quilombo Mata-Cavalo: O quilombo Mata Cavalo possui 14,4 mil hectares. Foi doado em 1883 por Ana da Silva Tavares aos seus ex-escravos. Ao longo do século XX a área foi invadida e grande parte dos descendentes de escravos foram expulsos de suas terras, iniciando seu retorno na década de 1990. Em 2002, o Ministério Público ingressou com Ações Civis Públicas pelo reconhecimento do direito das famílias às terras que habitavam há mais de 130 anos. Atualmente, cerca de 400 famílias vivem na área do quilombo.
Nasceu em 1971. Ensino Médio.
Agroextrativista.